Top 3 – Cidades de norte de minas

O estado de Minas Gerais é sem dúvida nenhuma uns dos melhores estados da nossa nação.

As Cidades do norte de Minas trazem em sua formação a capacidade e a interação que um povo diferenciado pode oferecer.

Cidades do norte de Minas

O estado de Minas Gerais é composto de cidades lindas e que fazem sucesso no mundo inteiro.

Algumas dessas cidades ficam em um lugar aparentemente isolado aos olhos de pessoas que não conhecem a realidade do estado.

Veja a baixo a lista das 10 cidades do Norte de Minas que fazem sucesso no mundo inteiro:

Cidade de Riachinho-MG

Imagem da Cidade de Riachinho-MG
Cidade de Riachinho-MG

Cidade do Noroeste Mineiro, que tem uma população pequena, que mantém suas características de cidade pacata até os dias de hoje.

A distância entre a cidade de Riachinho a capital  Belo Horizonte é de 596 km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é: Aproximadamente, sete horas e vinte minutos.

Passear nesta cidade traz a sensação de, de alegria e conforto.

Bonfinópolis de Minas

Imagem da Cidade Bonfinópolis
Cidade Bonfinópolis

Bonfinópolis de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localizado na Mesorregião do Noroeste de Minas e na Microrregião de Unaí

Cidade pacata que tem em seu repertório de cultura, a festa de carnaval que é comemorada todos anos.

Deu vontade de passar o carnaval em Bonfim,  confira a dica:

Antecipe suas reservas e evite pagar mais caro chegando na hora em que o evento já iniciou.

Reservando alguns meses antes, vai sair bem mais barato sue carnaval em Bonfinópolis de Minas.

Montes Claros

Imagem da Cidade de Montes Claros
Cidade de Montes Claros

Ao norte de Minas Gerais, está a 418 quilômetros de distância da capital Belo Horizonte.

Importante centro universitário, a cidade é também tida como o segundo maior entroncamento rodoviário nacional! Ou seja, todos os caminhos levam a Montes Claros, ou ao menos, boa parte deles.

Trata-se de um destino de contrastes, já que mescla bem a agitação e a tranquilidade, assim como o fato de ser um polo industrial e também cultural e artístico.

Com diversos pontos de vasta dimensão a serem explorados, Montes Claros tem inúmeras cavernas e sítios arqueológicos.

São 164 sítios catalogados! Dentre os principais, está o Complexo da Lapa Grande, que guarda em seus sedimentos restos de fósseis animais.

Montalvânia-MG

Imagens Cidade de Montalvânia
Cidade de Montalvânia

Separamos a cidade de Montalvânia-MG como nosso exemplo de história completa dessa matéria.

Leia a matéria e veja que cidade linda a de Montalvânia.

Montalvânia nasceu em 22 de abril de 1952, às margens do Rio Cochá, afluente do Carinhanha, na Bacia do São Francisco.

Peã na caçamba, machado e foice na mão, em poucos dias, a mata virgem da Fazenda Barra do Poções era posta abaixo.

Era o sonho de Antônio Montalvão se realizando.

Nova Tróia invencível, fadada aos descendentes de Enéias, dizia Montalvão.

De sangue troiano ninguém precisava para vir morar em Montalvânia.

Bastava a vontade de cravar raiz no extremo Norte de Minas Gerais, sertão brabo, quase Bahia.

Montalvão dava tudo: lote, casa, comida, roupa, até moças com sonhos de casar ele foi buscar nas fazendas da região para segurar a a rapaziada.

Montalvânia nasceu bonita, arrumada. Cidade planejada, cada rua batizada com um grande nome da História:

Rua Schopenhauer, Galileu, Praça Platão, Avenida Confúcio, Buda, Rua Zoroastro, Rua Plutarco, “companheiros de tertúlias”. Montalvão achava que o povo do sertão ia querer saber quem eram aquelas pessoas todas, ia se educar.

Antônio Montalvão tinha tudo planejado. A Montalvânia ele reservava destino maior, tão certo estava de que este ponto remoto do Brasil carregava a memória da civilização perdida de Atlântida.

O maior tesouro de Montalvânia é o tesouro histórico, nas inscrições rupestres que se tornam como um álbum biológico e espacial, evidenciando que somos nós os humanos meras larvas agigantadas de estrelas-do-mar, precedidos por gigantes descomunais

Montalvânia traz em sua história, os mistérios e curiosidades que marcaram a vida do autodidata que a fundou.  Antônio Lopo Montalvão.

A cidade é banhada pelas águas cristalinas do Rio Cochá. A paisagem é belíssima e existem grandiosas formações rochosas. O município tem cerca de 16 mil habitantes.

Montalvão enfrentou os coronéis da época para construir a cidade. Chegou trazendo idéias novas, de democracia, justiça e e disseminação do conhecimento. Algo impensável na época.

Fez uma casa no alto do Monte Lopino para apreciar o nascimento do lugar. Mais tarde, a casa abrigou um instituto de filantropia e uma escola.

Segundo Cássio Montalvão, filho do fundador, o pai reunia algumas pedras retiradas de escavações e dizia que encontrava nelas a história da criação do universo. Montalvão acreditava que viveria mais de 100 anos, mas morreu pouco depois dos 70, de infarto, enquanto dormia.

De acordo com os amigos, Montalvão tinha o corpo fechado. O aposentado Valdemar dos Santos disse que ele se transformava para despistar os inimigos, que eram os coronéis que o perseguiam.

Ele pressentia quando lhe queriam fazer o mal. Quando as pessoas chegavam ao local, encontravam apenas um toco. Acontecia de pisarem no toco e na verdade estavam pisando na cabeça dele, disse o aposentado.

O empresário Agostinho Lacerda lembra que, em noites de lua, Montalvão recebia mensagens do além. Vozes avisavam onde o fundador de Montalvânia deveria arrancar uma laje de pedra para encontrar o livro da criação do universo.

Agostinho diz ter acompanhado a expedição até o misterioso local.

O portal está lá. Nunca foi aberto até hoje. Onde foi feita a escavação, caiu uma pedra de cerca de 50 toneladas e tampou a boca de entrada, disse o empresário.

A cidade foi planejada com uma praça central onde convergem ruas e avenidas. Todas são largas e batizadas com nomes de pensadores, profetas e cientistas.

Para conseguir a emancipação, o fundador teve que ser prefeito de Manga, município vizinho, em 1959. O objetivo era trazer benefícios e desenvolvimento para Montalvânia. Mas a estratégia não deu certo. Os coronéis resistiram.

Então, numa ação ousada, ele contou com a ajuda de amigos, retirou todos os documentos da prefeitura e instalou em Montalvânia a sede administrativa do município.

Estava criado, oficialmente, o município de Montalvânia.

Andar pelo norte de Minas é uma aventura a parte. Prepare suas malas e sucesso.