Viajar barato: O guia completo para você economizar na sua viagem

Viajar é um sonho para a maioria dos brasileiros. Praias, pontos turísticos, rios, montanhas, cachoeiras, animais… São vários os lugares e paisagens que sonhamos em conhecer. Mas, atualmente, viajar é algo distante da realidade de algumas pessoas, até por que, é necessário priorizar o pagamento das contas e ao final, o que restou, não dá para realizar a viagem dos sonhos. Mas, você sabia que ao economizar em itens como: passagens, estadia, comida, meio de locomoção, seguro e passa-tempos você poderá gastar bem menos do que imaginava e assim, com aquele dinheirinho que sobrou, realizar a viagem que tanto sonha? Pois é… Confira agora o Guia Completo de como viajar barato que o Conheci preparou para você:

 

Passagens aéreas

As viagens de avião, geralmente, são as que possuem maior valor, porém, geram maior conforto e um tempo bem menor de locomoção. Para viajar de avião o dinheiro que você possui em mãos tem de ser um pouco maior do que para os casos em que você resolva optar por viajar de ônibus ou carro.

Esse meio de transporte é escolhido geralmente por pessoas com melhor condição financeira, que já vêm guardando dinheiro para viagem a um bom tempo ou para aquelas que desejam chegar ao destino o mais rápido possível. Para você que quer economizar em sua viagem ou tem pouco dinheiro para realizá-la, ir de avião fica bem longe de ser a melhor opção.

Porém, é possível fazer a vigem dos seus sonhos utilizando como meio de transporte o avião e sem precisar gastar muito. Para viajar barato de avião é necessário realizar algumas atividades que farão com que o preço da passagem aérea fique menor. Essas tarefas não são difíceis de serem executadas, porém, é preciso seguir rigorosamente algumas dicas. Então, vamos lá:

Passagens aéreas baratas

Como comprar passagem aérea barata:

Confira a seguir 3 dicas para comprar passagens aéreas baratas:

Comprar via internet

As compras virtuais estão deixando de ser um obstáculo para os consumidores, pelo contrário, agora os e-commerces estão se tornando a saída para driblar os preços altos. As passagens aéreas são encontradas facilmente em lojas virtuais, porém, é necessário uma criteriosa escolha para adquirir a sua passagem em um e-commerce confiável.

Além dos preços menores, as lojas virtuais também são mais utilizadas devido às várias maneiras de economizar. A principal, que gera melhores reduções de preço e talvez mais utilizada dessas maneiras são os cupons de desconto, com eles você pode pagar um menor valor na respectiva loja e produto desejado. Algumas lojas que oferecem esses cupons são:

  • Submarino Viagens;
  • eDreams;
  • Expedia;

Utilizar milhas

As milhas são pontos acumulados que podem ser utilizados para trocar por passagens aéreas ou conseguir descontos na compra das mesmas. Você pode acumular milhas de diferentes maneiras, como: Viajando de avião (isso mesmo, quanto mais você viajar, mais milhas você irá acumular), pagando suas compras com cartão de crédito (algumas operadoras de cartão fazem essa promoção) e abastecendo em postos de combustíveis que dão milhas para quem abastecer com eles.

Ao acumular um certo número de milhas você poderá escolher o que fazer com elas, você pode por exemplo vendê-las, caso não queira trocá-las por passagens aéreas. Para utilizar as suas milhas da melhor maneira possível escolha a empresa ideal para a troca ou venda das mesmas, algumas das lojas mais conhecidas são: MaxMilhas e 123 Milhas.

Compre pacotes de viagem completos

A terceira e não menos importante dica é a compra de pacotes de viagem completos, com eles você poderá adquirir itens como: passagem aérea, reserva de hotel e até mesmo café da manhã tudo ao mesmo tempo, se livrando assim de dores de cabeça por ter que adquirir tudo em lugares diferentes e ainda pagar um preço bem menor por isso.

Os pacotes de viagem variam, pode ser que contenham apenas passagem + hotel e pode ser que tenha quase tudo ou até mesmo tudo que você precisa para a sua viagem. Você pode economizar ainda mais quando o pacote for para mais de uma pessoa, quanto maior a quantidade, menor será o preço.

 

Passagem de ônibus

Se a viagem for realizada apenas por você, o transporte ideal e mais econômico é o ônibus. Os ônibus estão cada dia mais confortáveis, porém, há quem se incomode por ficar muito tempo dentro deles. Algumas companhias já oferecem até Wi-Fi grátis, ar condicionado e outros benefícios para tornar a sua viagem mais legal.

O preço de uma passagem de ônibus é bem menor comparada à passagens aéreas, ou seja, se você não tem pressa de chegar ao destino de sua viagem e/ou não se incomoda de passar muito tempo sentado em uma poltrona, os ônibus proporcionaram uma grande economia para a sua viagem.

Outro excelente benefício das viagens de ônibus é o fato de chegar a cidade de destino sem precisar parar em outra e terminar usando outro meio de transporte! Como assim? Quase todas ou todas as cidades do Brasil possuem rodoviárias, agora, aeroportos você encontrará somente em capitais ou em cidades de grande movimento turístico. Se optar por um avião, dependendo do destino, você terá que pegar um ônibus, Uber ou Táxi para chegar até a cidade final.

Passagens de ônibus com desconto

Como comprar passagem de ônibus barata:

Você pode está se perguntando: “além de ser barata ainda tem como economizar?” Sim, claro! Confira a seguir três formas de comprar passagens de ônibus baratas:

Compre em sites parceiros das companhias de ônibus

A melhor dica é aproveitar o grande avanço da internet e comprar em sites parceiros das companhias de ônibus. Nos dias atuais é cada vez mais comum encontrar novos e-commerces, com essa grande evolução, surgiram excelentes lojas virtuais para comprar passagens de ônibus com preço acessível.

Como já sabemos, quase todos os sites de vendas dão a opção de usar um código promocional em sua compra, fazendo assim com que o preço da sua passagem de ônibus, além de já ser barata por está sendo comprada na internet, tenha outra boa redução de preço usando esse desconto. Um excelentes site para comprar utilizando um cupom de desconto e que irá te ajudar a viajar barato é o ClickBus.

Utilize um comparador de preço

Os comparadores de preços são sites que facilitam a sua busca por um menor preço em tais itens. Você pode encontrar e-commerces que já são equipados com essa ferramenta, é o caso da ClickBus, nela você poderá encontrar as passagens de ônibus das mais diversas companhias e com os melhores preços.

Além das passagens de ônibus, os comparadores de preço também podem te ajudar a economizar na compra de outros diversos produtos para a sua viagem, tais como: Reserva de hotel, passagem aérea, restaurantes, entre outros. Portanto, para fazer a viagem dos seus sonhos com pouco dinheiro, é necessário ter em mãos um bom comparador de preço.

Leve o alimento de comer durante o trajeto

Pode parecer algo bem bobo, mas a comida que você terá que comprar durante o trajeto pode pesar bastante em seu bolso. Alguns restaurantes e/ou lanchonetes aproveitam o fato de serem a única opção em um respectivo lugar e encarecem o preço das comidas nas quais comercializam. Para não gastar o que não deve no trajeto de ônibus até a cidade de destino, leve a sua comida ou pelo menos parte dela.

Dependendo do tempo em que você irá passar na estrada, é possível que as quatro refeições terão de ser feitas durante o caminho. Almoço e janta são as mais difíceis de serem substituídas, porém, caso você não sinta falta do arroz e do feijão, é possível se contentar com algo que você leve de casa ou com um alimento bem mais barato encontrado no local de pausa para a respectiva refeição.

Para lanche da manhã e da tarde você pode levar alimentos que não estraguem facilmente (salgado, pizza, hambúrguer, bolo recheado, etc; não são recomendados), você pode levar: bolachas, biscoitos, frutas ou algo do tipo para comer nessas duas refeições. Levando em consideração o valor de R$10,00 por refeição, só com esses dois lanches, você poderá economizar R$20,00 ao dia, dinheiro que você poderá usar para comprar alguns itens para comer no destino da sua viagem.

 

Viajar de carro é uma boa?

viajar de carro

Com o preço do combustível, os brasileiros começaram a pensar um pouco mais antes de tirar o carro da garagem, principalmente para viajar. Viajar barato usando um carro é uma tarefa que, atualmente, é bem difícil de realizar, mas, tudo isso depende de como será realizada a sua viagem, vai sozinho, com amigos ou com a família? As pessoas que irão com você vão ajudar nas despesas com o combustível?

O carro é o melhor meio de transporte para você que vai viajar com outras pessoas e as mesmas irão te ajudar com o combustível. Dividindo a gasolina entre 3 pessoas por exemplo, dependendo da distância, a viajem ficará com preço inferior ao gasto em uma passagem de ônibus. Além disso, o carro é seu, você pode parar onde quiser, ou seja, o conforto na viajem poderá ser bem mais agradável.

Mas, atenção! Você tem que analisar todos os possíveis contra-tempos, por exemplo, se caso houver algum defeito no veículo durante a viajem? Você terá dinheiro para arcar com o prejuízo? A dica é combinar tudo com as pessoas que o acompanham (caso vão ajudar nas despesas com a viajem), além de dividir o combustível, se houver algum dano com o veículo, o concerto também será dividido, ou, para não assustar os acompanhantes, faça uma excelente revisão no veículo antes de pegar a estrada.

 

Reserva de hotel

Economizar na reserva do hotel

O segundo item mais importante para a sua viagem é o aluguel do local onde você ficará. Antes de qualquer coisa, pense bem qual o melhor tipo de lugar para reservar, um hotel, uma pousada ou uma casa de aluguel por temporada? Se a resposta foi hotel, leia atentamente esse tópico, caso contrário, os tópicos a seguir podem te interessar mais.

Os hotéis são os locais mais procurados para estadia, o principal motivo é a maior variedade de locais nos quais podemos encontrá-los. Os pacotes de viagem por exemplo, são compostos basicamente por passagem aérea + hotel. Os hotéis são sim uma ótima opção para a sua viagem, mas, depende bastante do tempo em que deseja passar no seu destino, até por que, os preços, que variam de cidade para cidade, costumam ser em média R$100,00 por dia.

Para conseguir um preço melhor nessa etapa da sua viagem você pode pegar um pouco do que já foi recomendado nos meios de transporte citados anteriormente, como: Adquirir um pacote de viagem que já conta com passagem aérea + hotel, comprar em lojas virtuais e/ou usar um comparador de preços, como por exemplo a Trivago, site no qual você pode encontrar o mesmo quarto de hotel com preço diferente, mais barato.

 

Reserva de pousada

Pousadas com desconto

A pousada é uma excelente forma de economizar na sua viagem, até por que, na maioria desses locais você terá acesso à vários tipos de lazer, sem precisar pagar para ir até clubes e outras atrações, podendo assim, além de economizar nos ingressos para algumas atrações, não precisar pagar por meios de chegar até essas atrações, Uber ou Táxi por exemplo.

As pousadas, dependo do local no qual você deseja visitar, possuem preços iguais ou até mesmo menores do que os encontrados em hotéis. Dependendo do hotel no qual deseja reservar, você terá que gastar dinheiro para vistar outros locais, para não ficar preso dentro de um quarto. Já na maioria das pousadas, você poderá se divertir com tudo que está ao seu redor: piscinas, paisagens, rios, etc.

Enfim, alugar uma pousada é uma grande opção para você que não tem muito o que gastar com clubes por exemplo, além de poder dormir, a diversão, certamente, também será garantida. Uma dica bem interessante é explorar, através de alguns sites, todas as pousadas possíveis, podendo assim escolher pela que oferece maiores benefícios para a sua viagem.

 

Aluguel por temporada vale a pena?

Aluguel barato

O aluguel de uma casa por temporada é uma excelente opção para você que vai levar familiares e amigos para a sua viagem. As casas costumam ter um preço fixo, como um cobrado por mês em uma residência, assim, colocando na ponta da caneta, pode ser que a casa fique bem mais barata do que qualquer outra formar de hospedagem.

Outro caso no qual alugar uma casa por temporada é recomendado é quando o tempo da sua viagem for superior à 10 dias. Se você pagar uma estadia em um hotel ou pousada por 20 dias por exemplo, o valor pode ultrapassar a casa dos 2 mil reais, agora, caso alugue uma casa por temporada, dependendo do local, o valor pode ser inferior à R$1.000,00.

As casas de aluguel por temporada são preenchidas facilmente em datas sazonais ou épocas de férias, portanto, caso pretenda viajar em algum desses períodos, alugue o local o mais rápido possível, agora, caso a sua viagem seja feita “fora de época”, fique tranquilo, é possível que você encontre lugares para alugar ao chegar no local. Mas, não arrisque! Alugue a casa o quanto antes.

 

Como economizar na comida?

Comida barata

Não há como ficar sem comer, não é mesmo? Então, esse é mais um item no qual você tem de se preocupar antes de realizar uma viajem. Para começar, conte quantas pessoas vão viajar com você e quantos dias vão passar, faça uma base da quantidade que cada uma come, leve em conta as 4 refeições do dia (café da manhã, almoço, lanche e jantar) e, após, coloque na ponta da caneta quais os itens que sairão mais baratos.

Essa é a parte mais difícil de conseguir um desconto, até por que, tudo depende do meio de transporte no qual irá pegar e o tipo de local em que se hospedará, por exemplo, levar os ingredientes de casa para fazer no local é a melhor opção, mas, de avião, quando permitem, cobram uma taxa, de ônibus fica bastante pesado dependendo da quantidade de pessoas e, além disso, os alimentos perecíveis podem perder, o melhor meio de transporte para realizar essa ação é o carro.

Agora, além do meio de transporte, você tem que se preocupar se o local aonde deseja se hospedar aceita que você leve comida ou não, nos hotéis e pousadas é ideal que você se certifique antes de qualquer coisa se os mesmos aceitam ou não, agora, nas casas de aluguel por temporada, é quase certo que você poderá levar comida à vontade.

Se o seu objetivo é comer em restaurantes ou lanchonetes, novamente, é necessário um bom comparador de preço em mãos. Com um desses você não precisará passar de comércio em comércio buscando pelo melhor preço de comida, assim, além de economizar na alimentação, você economizará também no meio de transporte que optou por usar até chegar à esses restaurantes e/ou lanchonetes.

 

Aluguel de carro ou Uber? Qual a melhor opção?

Alugar um carro barato

Se você não vai de carro, já pensou em qual meio de transporte irá usar para visitar locais durante a sua viagem? Esse é um item bastante importante pois alguns dos destinos nos quais você deseja visitar, certamente, não ficam próximos ao local no qual irá se hospedar.

Para saber qual o melhor meio de transporte para se locomover durante a sua viagem, faça uma pesquisa, o aplicativo do Uber mostra o preço final da sua viagem sem que a mesma tenha começado, ou seja, se você já tiver em mente todos os locais nos quais deseja vistar, entre no aplicativo do Uber, veja qual preço irá ficar no total e, após, entre em um site de aluguel de carro e veja qual das duas opções ficará mais barata.

O aluguel de carro é recomendado para você que deseja andar bastante ou os locais que deseja visitar sejam longe de onde irá se hospedar. O Uber é ideal para você que deseja sair pouco, para locais próximos, assim, você irá pagar apenas o valor para aquela respectiva viagem, diferentemente do aluguel de carro, que você irá pagar um preço fixo (independentemente do quanto irá andar) + o combustível que irá gastar.

 

Seguro de viagem vale a pena?

Seguro de viagem barato

Sim, claro, é sempre bom andar assegurado contra qualquer imprevisto pessoal. Toda e qualquer viajem é inesquecível, seja por algo bom ou ruim, e quando a viagem vai se tornar inesquecível por ter sido ruim? Não sabemos! Por isso, ter um seguro de viagem para você e para a sua família é sempre interessante.

Mas, nem sempre é necessário contratar um seguro de viagem, até por que, algumas viagens possuem mínimos riscos de darem errado, e quando não há dinheiro para comprar todos os itens necessários, o seguro acaba tendo de ser deixado de lado. Agora, quando os riscos de algo de ruim acontecer na viagem são um pouco maiores, é necessário reservar um dinheirinho para o seguro.

Algumas cidades com históricos de doenças, principalmente na época de alta das mesmas, deverão ser evitadas por você e sua família. Mas, quando não houver jeito mesmo, contrate um seguro compatível e vá, qualquer imprevisto, o seguro cobrirá, qualquer assistência médica que você precisar por exemplo, você poderá acioná-lo.

Vale lembrar que os seguros cobrem, em sua maioria, imprevistos para viagens de avião, como por exemplo: indenização para bagagem extraviada. Se você for viajar de carro ou ônibus, o seguro de viagem talvez fique mais barato com a retirada de alguns itens. Portanto, pesquise bem pelo melhor plano, o que é mais compatível de acordo com o meio de transporte que irá usar.

 

Ingressos para atrações, comprar na internet ou não?

Ingressos baratos

Os ingressos para atrações talvez sejam os itens mais discutíveis para uma viagem, até por que, dependendo do lugar no qual deseja viajar, é possível se divertir gratuitamente, em pontos turísticos, praças, praias, etc. Agora, se é realmente necessário para você comprar um ingresso para assistir um filme, teatro ou seja o que for, vamos te ensinar a economizar.

Comprar na internet ou não? Sim, se possível! Como dito anteriormente em outros tópicos, as compras virtuais proporcionam preços menores do que os encontrados em locais físicos. Se você encontrar o ingresso desejado, compre-o, veja se é possível ganhar um desconto com um cupom, com a forma de pagamento ou algo do tipo e pague um preço menor do que iria pagar caso deixasse para comprar no próprio local do evento.

Agora, se você prefere adquirir fisicamente, não tem problema, só não tenha vergonha de pedir desconto, principalmente se for comprar muitos de uma só vez.

 

O que é cupom de desconto? Como usar?

Durante todo esse guia, sempre que houve oportunidade, falamos sobre a possibilidade de economizar utilizando um cupom de desconto. Bom, o que são esses cupons? Esses cupons são códigos que poderão ser usados para conseguir uma boa redução de preço no produto desejado. Você com certeza já fez uma compra em um site que tinha a seguinte frase: “Você possui um cupom?”! Pois é, basta procurar e utilizar esse cupom no campo determinado pela loja para conseguir um excelente desconto.

Esses códigos promocionais poderão ser usados apenas em lojas virtuais. Confira a seguir algumas lojas nas quais você poderá utilizar um cupom para viajar barato:

Passagens aéreas:

  1. Submarino Viagens;
  2. MaxMilhas;
  3. eDreams;
  4. Expedia;

Passagens de ônibus:

  1. ClickBus;

Reserva de hotel:

  1. Hoteis.com;

Aluguel de carro:

  1. Rentcars;
  2. Movida;

Vale lembrar que há várias outras lojas nas quais você poderá economizar usando um cupom, então, caso a sua loja preferida não se encontre nessa lista, procure por “cupom de desconto e o nome dela” no Google. Os cupons podem ser utilizados em várias compras, não só de itens para viagem, mas também para comprar em e-commerces de: roupas, celulares, computadores, móveis e tudo o que você imaginar.